Confira: Ações e Pronunciamento na 21ª Sessão Ordinária de 2016 da Câmara Municipal

REQUERIMENTO SOLICITANDO MEDIDAS URGENTES VISANDO A MANUTENÇÃO E ILUMINAÇÃO DA PONTE AYRTON SENNA, PROFISSIONALIZAÇÃO E MILITARIZAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DE GUAÍRA, VOTO DE PESAR AOS FAMILIARES DO SR. ALONSO TRINDADE, SÃO DESTAQUES DE VEREADOR DURANTE A 21ª SESSÃO ORDINÁRIA.


Durante a 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores de Guaíra- PR, Almir iniciou seu trabalho relatando algumas ações realizadas no mês de junho, durante o recesso.

Disse que foi informado de que as sessões ordinárias e extraordinárias não serão transmitidas via rádio e internet durante o período eleitoral após análise jurídica e determinação do Presidente desta casa de leis, como também as matérias individuais de cada parlamentar serão restritas a nível coletivo sem citar nomes. Falou que respeita as decisões da presidência do Legislativo, mas que, ao seu ver, há prejuízo para cada vereador e para coletivo do Poder Legislativo. Solicitou ao presidente a possibilidade de fazer uma reunião com o jurídico e os vereadores, para discussão a respeito da decisão e também para que eles possam ter um pouco mais de conhecimento sobre as questões eleitorais e o pleito 2016, não somente sobre a função pública no recinto da câmara, mas também externamente, na função de cada edil. Contudo, sabe da importância de cada um apresentar e continuar desenvolvendo seu trabalho. Destacou que a tribuna é usada pelos agentes políticos de grupos partidários ou individuais, na demanda de apresentar as propostas de seu grupo político, e claro que em algumas situações de conflitos há a necessidade de ser restrito e cabe a cada vereador a responsabilidade daquilo que apresentar de análise e informações.
Em meio a alguns nomes de guairenses, citados pelo vereador Osvaldino, que nos deixaram nos últimos, dias Almir destacou Alonso Trindade “in memoriam” do antigo Clube 27. Alonso chegou em Guaíra no ano de 1957 e desenvolveu diversas ações, entre elas, no setor do esporte, na recreação, através do clube no nosso município e na fundação de várias capelas da igreja católica. Ocupou o cargo de presidente da comunidade Nossa Senhora da Aparecida por muitos anos. Não desmerecendo ninguém mas destacou que o Sr. Alonso merece uma homenagem pela sua dedicação durante todos esses anos, tanto a nível de sociedade quanto das comunidades que ele desenvolveu suas ações. Solicitou a esta casa de leis, que conste em ata e que seja enviado oficio com voto de pesar a família do mesmo.

Relatou que no período de julho realizou algumas visitas, frisou que infelizmente não foi possível fazer uma visita mais ampla, por motivo do trabalho na organização da política. Durante a semana recebeu algumas visitas em seu gabinete, na Câmara Municipal, entre outras ações desenvolvidas.

Discorreu sobre seu primeiro mandato destacando que em 2011 quando foi eleito presidente da Câmara, iniciando um trabalho em conjunto com o corpo de bombeiros comunitários que são uma busca de trazer para Guaíra um agrupamento de Bombeiros Militarizados. Recordou que em 2011 convidou o prefeito Manuel Kuba e se deslocaram até a cidade de Curitiba para realizar duas reuniões, e que, hoje começou a surtir efeitos daquele início de atividades. Após a cidade de Marechal Candido Rondon, em 2012, ter recebido o Corpo de Bombeiros, o Governo de Estado sinaliza agora que nosso município poderá receber também o Bombeiro Militarizado em comum com o comunitário. E neste sentido, após realização de algumas reuniões com o Poder Executivo, foi protocolado e encaminhado uma via pelo Sgto Jeferson solicitando uma reunião técnica com os vereadores e a Regional do município de Toledo onde serão relatadas ações e também um planejamento para profissionalização e militarização do Corpo de Bombeiros de Guaíra. Frisou ser de grande valia trazer este corpo de bombeiro militarizado para nosso município.

Sobre a apresentação do requerimento de nº 007/2016, de sua autoria solicitando medidas urgentes visando a manutenção do sistema de iluminação da Ponte Ayrton Senna, bem como a manutenção da malha asfáltica no acesso à ponte e a manutenção e ampliação de sinalização adequada no local, pois a sinalização existente é deficitária, disse ser fruto de um acompanhamento que ele faz desde o seu primeiro mandato em 2009. Em 2010 foi encaminhado uma indicação ao Governo do Estado, em 2011 um requerimento ao mesmo òrgão, com vários pedidos como também solicitações de investimentos e manutenção. Contudo, pouco foi feito no período de 2010 ate a atual data, relacionado a questão da Ponte Airton Senna e seu entrocamento. Sendo assim, durante a 21º sessão ordinária foi apresentado este requerimento em caráter de urgência,  como também, enviado ao diretor geral do DER  e ao superintendente regional do DNIT, porque ainda existe este tramite de domínio.

O Governo do Estado já ofereceu a devolução ao DNIT Governo Federal. Sabemos que a União tem interesse em receber, mas não tem nada definido se recebeu ou não. Por este motivo, está sendo enviado este expediente ao Estado e União com cópia aos Deputados Estaduais e Federais que receberam votos do município, pois eles devem por obrigação acompanhar essas demandas. O correto não é o município fazer essas cobranças, e sim os órgãos citados realizarem o acompanhamento direto, principalmente relacionados à iluminação, malha asfáltica, sinalização e modernização da referida ponte, devido a vários acidentes que vêm ocorrendo.

Ao retornar a tribuna o vereador Almir Bueno explanou sobre o período eleitoral, falou sobre um grupo político que já está praticamente definido, com os partidos, as candidatos majoritários e proporcionais e outros grupos políticos na devida análise desta conjuntura. Disse que a eleição é um momento de conscientização política, é uma disputa de espaço, poder partidário e político. Sendo assim, há a obrigação de informar a população a respeito da verdadeira função de um vereador  para que os “politiqueiros” de plantão não levem o povo na “conversa fiada”, com promessas enganosas e ilusões momentâneas. O vereador disse que percebe uma situação conflituosa entre pré- candidatos e vereadores candidatos à reeleição. Na oportunidade, alertou os vereadores que estão na função pública que eles têm a obrigação de informar a população a respeito de verdadeira função, atribuição e responsabilidade de um vereador, que é diferente do conceito de alguns sobre o que e ser um vereador.
Expôs aos vereadores que compõem a bancada, nesta gestão 2013 a 2016, que a partir deste momento coloca à disposição a liderança de governo para que possam fazer as devidas análises e escolher um novo líder de comando, disse que continua na base, mostrando, defendendo e  cobrando  do atual governo sem nenhum problema. Discorreu sobre a importância dos partidos escolherem um novo líder após o cenário político formado. Um grupo político que  conta com  mais de 14 políticos, contribuindo e somando forças. O primeiro passo seria apresentar um plano e depois a composição, o que se entende é que as conjunturas do nosso país vêm se tratando de que, primeiro somam-se os partidos e depois analisam-se as planos de governo, ou seja aquilo que Deus permitir na execução, e ai entram os conflitos partidários e os demais conflitos que possam ocorrer no período eleitoral. E nesse sentido, considerando sua experiência de quatro anos como líder  de oposição e três anos e meio como líder de governo nesta casa, acredita que se sente na condição de entregar e se colocar à disposição dos  vereadores para fazer uma análise com seus partidos, se assim achar necessário. Contudo, a função de líder de governo é algo que não é acatado nem pelo próprio governo e muitas vezes nem pelos próprios colegas vereadores que compõe um grupo. Deixou claro que não tem a intenção de causar conflitos, mas é necessário expor, perante o plenário as questões  políticas de nosso município. Finalizou dizendo que continua na bancada apresentando as propostas desse governo sem nenhum tipo de problemas mas que agora, nesses próximos meses irá se dedicar exclusivamente ao seu mandato individual como também a campanha política, visto que, já houve tumulto, confusões e intrigas demasiadas, o que pouco tem contribuído com sua formação pessoal.

Assista nosso pronunciamento na íntegra:


Acompanhe nossas ações e deixe seu comentário.







0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!