QUEM SOU EU

O caminho para a vida pública e a trajetória em busca de um município melhor
Dinâmico, participativo e atuante, Almir Bueno é um político nato, mas relativamente novo já que ainda exerce as funções de seu segundo mandato como vereador.  Assíduo e responsável, foi presidente do legislativo por duas vezes, passou por todos os cargos da mesa diretiva, presidiu diversas comissões internas de análise da Câmara e é o presidente da comissão interna que esta revisando a maior e mais importante lei do Poder Legislativo de Guaíra, o seu Regimento Interno.  É o vereador mais diligente da Câmara,  comparece diariamente em seu gabinete e possui 100% de presença nas sessões, tanto ordinária, quanto extraordinária.
Fazer uso da palavra já virou rotina para o vereador, que desde o início de suas atividades como parlamentar nunca se recusou a falar. "O segredo está no envolvimento com a função", garante o político que pesquisa, realiza visitas e está sempre em contato com os problemas da população. “Preciso que os munícipes saibam o que acontece em nosso município”, explica.
Almir Bueno é casado, tem uma filha, a Manuella Ferraz Bueno, administrador de empresas, pós-graduado em administração pública, é morador da região central de Guaíra. Atualmente cursa Sociologia pela Unopar. É vereador pelo segundo mandato, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com mais de 600 votos. Em sua primeira eleição, obteve mais de 450 votos. Sua trajetória de vida e de carreira política é marcada por sua efetiva participação na área social e nos movimentos de classe.
O garoto simples de Mandaguari, filho do Sr. Pedro Marçal Bueno e de Dona Maria Aparecida de Oliveira Bueno, chegou a Guaíra ainda criança, em 1978. Administrar as diferenças nunca foi um problema, já que cresceu em uma família grande, de seis irmãos. “Hoje, no meu segundo mandato de vereador e o terceiro na aérea publica,  tenho que aceitar muitas opiniões e saber reforçar as minhas ideias”, ilustra.
Com 15 anos, Almir Bueno começou a trabalhar em seu primeiro emprego. Ele era cobrador. “Hoje em dia quando encontro profissionais que atuam nesta área ressalto a importância da atividade, especialmente porque me trazem lembranças do início de minha vida profissional”, lembra. 
Seu pai era comerciante e sua mãe dona de casa, sua proximidade com a política vêm de muito cedo. Seu pai sempre gostou de saber exatamente o que acontecia no município e no país. “Eu e meus irmãos herdamos o interesse em nos mantermos informados, para saber o que criticar, colaborar e cobrar dos nossos governantes”, explana. Contudo, antes de buscar efetivamente a política, Almir Bueno foi proprietário de uma loja de materiais de construção, passou pela administração de combustíveis e de produtos eletrônicos no país vizinho, Paraguai.
Seu Pedro, com seus 85 anos, sempre gostou de política, foi militante e um grande contador das histórias dos governos. Agora, com um filho vereador, participa sempre que pode ou acompanha por rádio as sessões da Câmara Municipal, para continuar o que ensinou desde cedo aos seus filhos, acompanhar e cobrar ações dos políticos.
A vida política
Atualmente, é presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, é o relator da Comissão de Finanças e o presidente da Comissão de Revisão do Regimento Interno. 

Entre a vida como comerciante que seguiu, a exemplo de seu pai, e a chegada ao poder há uma longa trajetória. Há trinta e oito anos como morador da cidade de Guaíra, Almir Bueno já participou de movimentos educacionais nos grêmios estudantis dos colégios Presidente Roosevelt e Getúlio Vargas. “Quando participei do primeiro Grêmio, o chamado Machado de Assis na época, meu objetivo principal era lutar pela área de esportes da comunidade escolar”, lembra. “Conseguimos uma sala de jogos internos e ampliamos as atividades esportivas”, entre outras.
Além da experiência no Grêmio estudantil, quando adolescente Almir Bueno se candidatou a vereador. “Mesmo sem muito conhecimento eu já pensava em melhorias e novos projetos para o nosso município”, relata.
O atual edil começou suas ações na área social através das entidades do município, foi presidente fundador do Rotaract e membro do Rotary Club, foi presidente da Associação de Micro Empresas, um dos diretores por dois mandatos da Aciag (Associação Comercial de Guaíra) foi membro do Coripa e do Conselho dos Municípios Lindeiros. Também já participou de vários conselhos municipais de direitos e da direção do Partido dos Trabalhadores. Durante a gestão do prefeito Fabian Vendruscolo (2005-2009) ocupou a Chefia de Gabinete e a Secretaria Municipal de Ação Social de Guaíra. “Não escolhi a política, o caminho e as ações me induzia a ela, eu é quem fui escolhido”, salienta.
O partido
Defensor da área social, a escolha por seu partido não poderia ser diferente. Almir Bueno seguiu seus objetivos e também a preferência de seu pai, elegeu-se vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O edil também já foi presidente do partido a nível municipal por 5 anos.
Ações simples e eficazes
Para Almir Bueno, o vereador tem várias funções, mas destaca a de elaborar e vigiar as Leis municipais, atuando como fiscalizador do Poder Executivo e do Legislativo. “Além de cobrar temos também que aproximar a comunidade do legislativo”, expõe.
Como vereador, Almir explica que seu principal objetivo é a busca para o desenvolvimento humano da população guairense, elevando a qualidade de vida por meio da educação, saúde, esporte, geração de emprego e renda. “Tenho muitas ações para desenvolver ainda, uma delas é lutar para que Guaíra se torne pólo regional”, sei que não é fácil, mas precisamos ter objetivos, aponta.
Almir Bueno já conseguiu, via emendas parlamentares, com o efetivo diálogo com Governos Estadual e Federal, recursos, projetos e obras para o município. Como por exemplo, a cobertura da feira do produtor na Praça Duque de Caxias, fez inúmeras indicações, requerimentos, elaborou e participou da elaboração de projetos, alguns deles já foram aprovados e são realidade em nosso município.
De diversos projetos aprovados, ele ressalta dois importantes projetos que se transformaram em lei municipal. Em seu primeiro mandato, Almir conseguiu a aprovação de uma lei da qual se orgulha muito, a lei n°1.637/2009, que garante que todo bebê nascido em Guaíra deve sair do hospital com sua certidão de nascimento.
Já nesse segundo mandato, Almir aprovou a elogiada lei de transição democrática (n° 1.831/2013), que garante que as trocas de governos no Executivo sejam feitas de forma a garantir a continuidade dos trabalhos, não prejudicando assim a população que depende dos serviços oferecidos diariamente pelo Município.
Essa lei prevê a criação de duas equipes logo após o resultado da eleição: uma do prefeito ainda no governo e outra do prefeito recém eleito. O objetivo é que a equipe do novo gestor possa ter acesso a todas as informações necessárias para iniciar seu governo e planejar as ações mais urgentes.
Dentre as informações a que a equipe de transição deve ter direito estão as contas públicas, a dívida pública, o inventário de bens, os programas e os projetos da Administração Municipal, os convênios e contratos administrativos, bem como o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta do Município, e a relação de cargos, empregos e funções públicas, e outras informações que as equipes julgarem necessárias e convenientes.
Na lei, também são estipulados os prazos para o acesso à informação ao candidato eleito, garantindo assim que a equipe de transição tenha tempo hábil para planejar suas ações. Ainda, está previsto em lei a cessão de espaço físico, equipamentos e pessoal (quando necessário) para a transição.

Outras ações que ele destaca são o importante trabalho e a mobilização para construção da nova sede do Poder Legislativo de Guaíra. Almir, além de ter sido presidente em 2011, ano que avançou nesta ação, foi determinado e efetivo na realização desta importante obra que era aguardada a mais de 30 anos em Guaíra.
As metas para o município
O vereador conduz seu trabalho sempre pautado no diálogo e no acesso à informação. Sua visão de município é ampla, que consegue perceber os potenciais de Guaíra e encontrar os meios para viabilizar importantes projetos. Já em seu primeiro mandato, ele lutava pela vinda de uma instituição de ensino superior pública, que hoje esta em fase de análise do Governo Federal, já com área doada pelo município, que é o IFPR.
Com espírito humanista, para Almir, a função da Câmara é “propor e implementar políticas públicas e projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas”.
Como cidadão guairense, Almir destaca muitos pontos a serem solucionados e reconhece que ainda há um longo caminho a ser percorrido para melhorar o município. “A área da saúde e a geração de emprego, setores que precisam avançar ainda mais, precisamos nos organizar e ampliar ofertas nestas áreas, observa.
Segundo o político, há uma exigência da capacidade dos vereadores em debater, pensar, avaliar criticamente e solucionar os problemas do município, mas ele vai além promovendo a integração e a aproximação da Câmara e da comunidade. “Tenho uma ótima relação com os sindicatos, associações e entidades educacionais de Guaíra e também da região, dou importância a participação de todos”, relata.
Outro destaque positivo foi a ampliação, via internet, da transmissão das sessões da Câmara, implantada na sua gestão, em 2014 e via radio em 2009. “Todas essas ações citadas serão instrumentos para aproximar o cidadão do poder público e vão dar transparência aos nossos atos”, finaliza Almir.